Qual o tempo de agir e qual o tempo de parar?
Em I Sm 9:19 o profeta chama Saul para revelar-lhe aquilo que estava em seu coração antes de ungí-lo por isso o chamou em secreto fazendo-o dispensar seu servo. Era necessário que ele entendesse que Deus conhecia tudo que se passava em seu interior e soubesse que o Senhor o faria perceber as mudanças que deveriam acontecer em sua vida.
Para conhecer o nosso futuro precisamos entender o nosso presente; temos que identificar aonde estamos e depois traçar o alvo. Deus primeiro conscientizou Saul em relação a realidade da sua natureza e depois, quebrantando-o, o ungiu com um vaso - diferente da forma como fez com Davi, que foi ungido com um chifre – o vaso representa a fragilidade do homem e o chifre representa a força do poder de Deus.
Em I Sm 10:7 Samuel recomenda a Saul fazer aquilo que a ocasião pedisse quando o Espírito de Deus viesse sobre ele porque todo aquele que é ungido, é levado para o campo de batalha . O poder se manifesta no lugar em que precisamos dele! Onde a guerra está travada! Saul não agiu diante da ocasião que lhe favorecia pois o Espírito do Senhor o tomou bem no lugar onde se encontrava a guarnição dos filisteus e certamente o Senhor os entregaria em suas mãos.Ele atrasou a obra de Deus e posteriormente seu filho Jônatas levantou-se contra os inimigos e os venceu naquele mesmo lugar (Gibeá); exatamente um ano e meio após a unção de Saul. Durante este tempo, permaneceram os filisteus como pedra no sapato de Israel e o galardão que deveria ser do pai passou a ser do filho.
Precisamos fazer aquilo que ocasião nos pedi! Davi foi ungido por Deus e logo foi ao campo de batalha levar comida para seus irmãos e alí surgiu a oportunidade de ver a afronta dos inimigos ; ele não deixou escapar a chance de manifestar o poder do seu Deus e assim glorificou ao Senhor com a vitória sobre Golias. Quando a unção está sobre você não dá para fazer vista grossa. Saul transformou-se em outro homem quando o Espírito do Senhor veio sobre ele, não havia o que temer e ainda assim ele atrasou a obra de Deus por falta de iniciativa.
Deus não deixará de fazer a obra, Ele levantará outro para fazer se for necessário. Se perdermos O trem de Deus iremos parar no lugar errado , na hora errada! Saul pareceu ser o homem que na hora de agir, esperou e na hora de esperar,agiu. Há horas que as oportunidades passam nas nossas vidas. É muito importante que entendamos o tempo de Deus . Quando somos movidos pelo Espírito percebemos a vontade Dele para cada momento.
Israel também não reconheceu o tempo da sua visitação e no que rejeitou o Filho de Deus recebeu juízo como nação continuando a ser subjugada pelos romanos que destruiram Jerusalém e o Templo dispersando-os para outras terras. Só voltaram a ser novamente reconhecidos como nação em 1947, quando se encheu o cálice da ira de Deus contra eles.(Mt 23:37)
Vemos em I Sm 19:24 que da mesma forma que o Espírito de Deus veio antes sobre Saul para capacitá-lo, também veio depois para resistí-lo quando este perseguia a Davi; assim, Saul foi rejeitado por Deus como rei porque não correspondeu ao chamado para o qual foi designado.
Esse é um tempo de visitação! Precisamos estar ligados! É hora de agir!
Por: Pr. Giuseppe Fiano, em 29/08/10
Redação: Claudineide Japiassu França Pinto